Gerenciamento de servidores

Dinnamic - Gerenciamento de Servidores

Gerenciamento de servidores

Toda empresa trabalha com servidores para conseguir realizar uma melhor administração de dados para execução de soluções que atuem, tanto de forma interna quanto para o seu público externo.
Então, continue conosco, entenda a importância do gerenciamento de servidores e quais as melhores práticas para sua implementação e tire suas dúvidas a respeito do assunto!

Dessa forma, auxiliam os administradores responsáveis a conseguirem controlar as variáveis envolvidas nos processos de seu uso, como desempenho, eficácia, avaliação do uso dos componentes e atualização.
Quando aplicado de forma estratégica, consegue minimizar problemas que colocam em risco o funcionamento da sua empresa ao longo do tempo, além de adotar medidas que visem, por exemplo, a automação de processos.
Imagine que seus servidores de aplicação estão operando próximo do limite e, devido à sazonalidade de algum serviço da sua empresa, há a expectativa de aumento na demanda dos servidores.

Com um gerenciamento de servidores eficiente, é possível identificar essa tendência e tomar as medidas necessárias seja a adesão à computação e à nuvem, seja a aquisição de hardware que supra a questão.
Para que ocorra o sucesso da sua estratégia de gerenciamento de servidores, é fundamental saber algumas formas para conseguir mais controle e eficiência nesse aspecto.

Ter um responsável pelo monitoramento quando há a presença de uma pessoa que é, oficialmente, responsável pelo gerenciamento, torna-se mais fácil conseguir resolver as questões que envolvem o controle do desempenho dos hardwares.
Com isso, essa pessoa é o interlocutor com os diretores e outros gestores, e consegue comunicar mais facilmente, solicitar as suas demandas e manter um maior controle sobre o gerenciamento, bem como pode elaborar relatórios para acompanhamento das questões.

Diante disso, é possível avaliar se há necessidade urgente de trocar, planejar a substituição dos servidores físicos ou, então, reavaliar o contrato de servidores em nuvem.
Por exemplo, nos casos de quem utiliza servidores em nuvem, diante de uma alta de demanda, torna-se possível escalonar o serviço e garantir a disponibilidade do seu serviço.

Além do que foi citado acima, também é possível elencar algumas práticas que potencializam o gerenciamento de forma a torná-lo cada vez mais bem-sucedido e, assim, ter melhores resultados nessa prática.
Seja organizado Um primeiro passo fundamental é conseguir organizar os dados provenientes dos seus servidores para identificar como está o desempenho atual, de que forma é preciso intervir, quais são as curvas de aumento de demanda em curto, médio e longo prazo, necessidades de manutenção, entre outros.

Avalie a possibilidade de terceirizar o gerenciamento de servidores Se a sua empresa não pode dispor de um colaborador exclusivo para realizar o gerenciamento dos servidores, uma opção é terceirizar essa função (outsourcing de TI).
Muitas organizações especializadas podem operar com essas funções de forma a melhorar essa questão, permitindo um maior controle e melhor funcionamento dos seus servidores.

Contrate os serviços de um provedor confiável Para quem trabalha com servidores em nuvem, é fundamental realizar a contratação com empresas que sejam confiáveis, de fato, que sejam capazes de oferecer um serviço responsável, eficiente, de acordo com o porte e as necessidades da sua organização.
Com a escolha correta de um bom servidor, é possível conseguir dar um primeiro passo para uma melhor gestão de servidores e, assim, minimizar erros e falhas que prejudicam o funcionamento deles.

Para que funcione bem, é importante a criação de um time de suporte e monitoramento, que acompanhará o seu funcionamento e poderá identificar quando estiver ocorrendo algum tipo de intercorrência e solucionar a questão rapidamente.
Isso só é possível se você souber quais são as perspectivas do negócio atualmente no que concerne ao uso dos servidores: há uma perspectiva de troca a curto ou médio prazo?

Ele será responsável por nortear o que é prioritário no gerenciamento, o que é necessário para alcançar determinado objetivo, bem como permite acompanhar planos futuros para essa área.
Tenha um gerenciamento preventivo e sob demanda Seu negócio tem um plano de contingência para situações nas quais ocorra algum tipo de problema no gerenciamento de servidores?
Em um contexto no qual sua empresa pode ser penalizada por problemas desta natureza, segundo os dispositivos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), é fundamental que sejam tomadas as medidas necessárias para proteção das informações que ali circulam.

Por isso, pode ser uma boa alternativa contar com uma consultoria capaz de conseguir realizar esse controle com eficiência, estratégia e manter o máximo de desempenho e, também, segurança dos dados circulantes na sua empresa.
gestão de servidores é um dos pontos que sua empresa precisa ficar atenta para garantir um TI mais moderno, eficiente e capaz de realizar suas atividades de forma eficiente.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *